quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Biblioteca: Franciná Lira

A Última Travessia
João Lenjob

As águas no “negro” estão me chamando...
E só de pensar no vento frio em meu rosto
Aumenta a vontade de para o Iranduba partir...
Nos braços da Bacural vou me lançar,
Nos banzeiros vou me deixar levar.
A amada no barranco deixei,
Levo do vento, a sublime canção
para a face afagar.
O banzeiro que vai e vem traz o cheiro
Da minha “caboca” e o sabor de cupuaçu em sua boca.
Partiremos, portanto, sem demora
Na vila, quero ver a Aurora
e a última balsa sai daqui a meia hora.
O Boto Navegador é meu companheiro,
Desliza manso na dança das águas,
No odor dos jaraquis e no rebojo dos botos.
A última travessia é presente da natureza,
Onde os navegantes deixam-se levar
Por seu encantamento e mistério...
Nas trilhas das espumas,
Afogo meus sonhos e esperanças
Perco-me na paisagem
Encontro-me na melodia da viagem.

A Escritora Franciná Lira é amazonense, da capital Manaus e após encontrar o Castelo, chegou de vez para nos prestigiar com sua bela literatura. Nós esperamos tê-la sempre por aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

TEXTO CEDIDO E AUTORIZADO POR FRANCINÁ LIRA

2 comentários:

  1. Obrigada João por permitir que eu divulgue cada vez mais os meus poemas que a partir de agora fazem parte do Castelo...
    Parabéns pelo trabalho!

    Franciná

    ResponderExcluir
  2. Este poema faz parte do documentário "A Última Travessia" do cineatra Júnior Rodrigues que foi apresentado dia 11/11/11 no Teatro Gebes Medeiros.
    Este documentário fala sobre o fim da travessia das balsas que transportavam as pessoas de Manaus ao Cacau Pereira. Com a construção da Ponte Rio Negro as balsas pararam seus serviços...

    Franciná

    ResponderExcluir