domingo, 20 de novembro de 2011

Com o Cetro: Elaine Fiora

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Elaine Fiora, Paranaense, Cantora

Você critica seus próprios trabalhos?
Com cereteza, perfeccionista, embora não seja do signo de virgem mas critico sempre o que faço, pra tentar melhorar. Ouço muito opinioes de amigos.

O que é o amor?
Amor é um sentimento raro, puro quando verdadeiro. É o companheirismo, a amizade antes de tudo, porque o que nos resta na velhice são conversas, e cumplicidade. Se isso acaba, não resta nada.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Na minha vida não, porque sempre me cerquei de pessoas certas, tanto na amizade como no sentimental. Faço questão que as pessoas me conheçam e me aceitem da maneira que sou. Assim não dou margem a elas pra invadir meu espaço, ou amanhã ou depois tentar me podar de alguma coisa pela qual sabem que batalhei. As respeito e gosto de ter o mesmo respeito. Isso costuma funcionar comigo.

Qual o maior momento da carreira?
Sem dúvida é quando você faz antes de tudo o que realmente gosta e é reconhecida por isso. Sou muito feliz por ter ao meu lado musicos maravilhosos, que dividem a arte comigo de ser músicos.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando cuido com carinho desde a escolha do repertorio ao cenário do show, as pessoas com quem vou trabalhar. Isso fica muito claro pras pessoas que vão me ver. É gratificante.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acho o Castelo (a começar pelo nome) um lugar bem apropriado onde nós artistas podemos falar e expressar esse trabalho que é tão mágico, tão de conto de fadas. Lugar esse que muitas pessoas gostariam de estar, porque lidamos com os sentimentos das pessoas, com o sonho. Acho fundamental ter um lugar onde possamos mostrar isso, além de outros meios de comunicação que sabemos as vezes ser tão dificil. Ou até mesmo impossíveis porque a mídia está tão deturpada, os valores estão tão fora de moda que "Talento" passou a ser nada. Infelizmente.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não, de maneira nenhuma, mesmo porque meu trabalho, nunca foi a coisa mais importante. Sempre primei pela família, pelos amigos e depois meu trabalho. Não que ele não seja importante. É sim! É minha vida, mas minha vida não é nada sem minha família que sempre me apoiou e meus amigos que sempre estão ao meu lado. E qualquer pessoa que diz isso, realmente precisa parar e repensar os conceitos. Afinal, seu trabalho não vai te dar atenção quando você não estiver bem. Tudo tem que ter moderação. "Nada demais e nada de menos" como diz meu Pai Reinaldo Godinho (diga-se de passagem um ótimo escritor e poeta, com mais de 20.055 mil trabalhos poéticos).

O que você mais deseja atualmente?
Gostaria muito de ter meus pai perto de mim. Estão longe, lá no Paraná. Daria tudo pra tê-los ao meu lado. Aí sim minha vida ia ficar fantástica, porque já está maravilhosa. Tenho tudo o que preciso.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Ah, isso é mais fácil do que você pensa, mas... Eu não deixo (gargalhadas).
Aquelas pessoas que geralmente ou às vezes não gostam da gente ou tem inveja do nosso trabalho podem tentar denegrir sua imagem, mas acho que com um jogo de cintura e "PRINCIPALMENTE" sendo um profissional correto, desde cumprimento de horarios, ser muito claro na sua proposta de trabalho, ter respeito com as pessoas que trabalham com você. Aliás, o trabalho humano está muito desvalorizado ultimamente. As pessoas não respeitam os profissionais.... Eu sim! Sempre. Sou correta com as pessoas que trabalham comigo, cumpro horários e se não posso ajudar "Não atrapalho". Não tem como dar errado. É companheirismo, respeito. Isso funciona em qualquer lugar do mundo: "Educação e respeito". Essas são as palavras. E isso, meu pai deixou pra mim e para minhas irmãs.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
No moda Alexandre Hercowitz, no esporte Diego Hypoilito, na educação tá dificil... precisa melhorar muito. Agora um profissional que está além das expectativas e que, desde pequena, aliás, foi a inspiração de toda a minha vida muisical é NEY MATOGROSSO". Acho uma pessoa culta demais, ator, produtor, iluminador. Excelente cantor, porque você vê quando um artista é bom, quando ele está ao vivo. Não tem subterfugios de filtro de camera, nem de afinador de voz. Além de tudo isso, ele é engajado com vários projetos desde natureza à saúde. Um artista completo. Sou fã, incondicional.

A Elaine Fiora é um das cantoras que o João mais admira e muito porque além do seu talento, tem este quesito ético tão citado e proposto por ela como nesta entrevista. Ela é amiga dele sim, particular e cultivam juntos conversas e anseios artísticos e segundo ele, com isso ele está sempre aprendendo. Mais sobre ela em seus sites Puro volume, Palco MG e My Space.
Aproveitando a oportunidade, nós do Castelo só agradecemos às palavras citadas pela profissional, que diversas vezes cedeu seus vídeos aqui e sabemos que muito ainda cederá.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário