terça-feira, 8 de novembro de 2011

Com o Cetro: Lívia Gaudêncio

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Livia Gaudencio, Mineira, Atriz e Dramaturga

Você critica seus próprios trabalhos?
Excessivamente.

O que é o amor?
É o motivo de estarmos aqui. Nós suportamos a existência porque amamos e somos amados. O desafio é amar a seus inimigos.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Com certeza! A vida profissional do artista é a soma de todas as suas vivências.

Qual o maior momento da carreira?
Minha profissão é um ciclo entre desenvolver projetos e pesquisas, e a exposição disso. O anos anteriores foram de exposição, e este ano está sendo de aprendizado e preparação para o ano que vem. Pela angústia de criação do artista, acredito que o maior momento é sempre o presente ou é o que está por vir. Não me vanglorio muito do passado.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Nunca sei.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acho um lugar de encontro e de visibilidade. Precisamos de muitos espaços de divulgação com qualidade.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não. O mais importante na minha vida é a minha saúde e dos que eu amo. Depois disso, vem o trabalho.

O que você mais deseja atualmente?
Realizar todos os projetos que tenho para o ano que vem!

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Eu trabalho com pessoas e para as pessoas. O teatro é uma arte coletiva, onde eu dependo de uma equipe para realizar meu trabalho e de um público "consumidor" da minha arte.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Tantos... uns pelo profissional, outros pelo pessoal. Mas os que eu mais admiro são os que conseguem aliar um trabalho social ao seu próprio, os que pensam no outro, pensam em contribuir com a sociedade na abrangência do seu amor pela profissão. Já fizemos apresentações gratuitas para instituições carentes, mas meu sonho é ter um local onde crianças possam ter contato com teatro e ter seu futuro modificado pela experiência artística. Não vou citar nomes, pois há famosos e anônimos empenhados nesse tipo de trabalho e eu tenho certeza de que essas pessoas preferem ver sua idéia disseminada do que seu próprio nome.

Lívia Gaudêncio é por nós do Castelo, credenciada de um valor a parte dos artistas mineiros. João Lenjob e Ana Letícia a conheceram, assim como o esposo (também ator) Marcelo Carrusca (em atividades durante a peça Mulheres de Hollanda) e desde ali firmaram o laço pessoal e profissional artístico. A Lívia sempre acreditou no Castelo e mesmo quando ele ainda era um sonho em construção ela veio e deu a força, tirou de seu tempo em função de todos nós profissionais da arte. É bom tê-la aqui novamente e esperamos tê-la sempre.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário