quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Com o Cetro: Danuza Menezes

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Danuza Menezes, Mineira, Cantora, Percussionista, Dançarina e Educadora

Você critica seus próprios trabalhos?
Critico no sentido de tentar melhorar sempre, mas procuro fazer o meu melhor, simples, mas verdadeiro.

O que é o amor?
Vou responder esta pergunta usando uma música belíssima de Nilson Chaves e Zeca Baleiro que canto com Alexandre Az

Papoulas

Amor não se guarda em cofre
Embora seja riqueza
É graça de santo onofre
Gozo de santa tereza
De um coração que sofre
Como estancar a Tristeza
Amor queima como enxofre
Faz da alma sua presa

Amor é chuva da tarde
Que cai e não diz a hora
Vulcão que não faz alarde
Casa onde a brasa mora

Amor é tambor na mata
Que ninguém toca e ressoa
É uma emoção barata
Que em qualquer canção ecoa
É um avião de lata
Que não devia mais voa
Veneno mal que maltrata
Engorda mata enjoa

Amor é reisado triste
Um carimbó nas estrelas
Um fado que não existe
Papoulas pelas janelas

As conquistas interferem na vida pessoal?
Interferem sim e acredito que impulsionam.

Qual o maior momento da carreira?
Tive vários momentos. Começando pela dança quando grávida de seis meses; dancei em joenville e de oito meses no Palácio das Artes. Uma mãe de uma bailarina me procurou dizendo que eu tinha sido um exemplo pra filha que dizia não querer ter filhos e nem casar pra não ter que parar de dançar. Na Música muitos momentos marcaram. A primeira vez cantando, eu nem tocava percussão ainda, fazendo vocal no show de Alexandre Az, Minas Além das Gerais. O primeiro show com Tizumba, no aniversário de Belo Horizonte, 100 anos. Show em Denver com Beth Leivas, Elaine Anunam, Monica Tavares. Com o Pandeiro Mineiro no Sesc Pompéia, com Marcelo Dinis e Beth Leivas, o Tempera viola, com Fabiano Menezes e Bruna Bizzotto, meus filhos. Todos os shows que tive a oportunidade de subir ao palco também e compartilhar momentos especiais e únicos. Aí vai uma lista maravilhosa: Milton Nascimento, Ceumar, Rita Ribeiro, Naná Vasconcelos, Celso Adolfo, Tino Gomes, Marcelo Dinis, Lúdica Música, Beatriz Rodarte, Raquel Coutinho, Pedro Luis e a Parede, Dea Trancoso, Claudio Nutti, Marcos suzano, Gilson Silveira, Meninos de Minas, Titti walter, Marku Ribas, Titane, Wagner Tiso, Guto Goffi, Toninho Horta, Jelber Oliveira, Paulinho Fonseca, Fabiana Cozza, Marco Lobo, Trio Jerimum, Orquestra do Sesi Minas e em Paris com a Guarda de Congado de Oliveira. São muiiiiiiiitas emoções e guardo com carinho cada uma delas.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Eu acho que nunca (risos). Mas acredito que todo trabalho é sempre feito pensando pra dar certo... Como falei, anteriormente, tento fazer o melhor que posso. E este dar certo também é tão relativo...

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
O Castelo é uma iniciativa muito bacana que possibilita trocas maravilhosas, um grande incentivador das artes em geral. Um espaço democrático.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
É muito importante, mas eu tento conciliar as coisas que também são muito importantes pra mim: família, amigos, lazer, minha atividade física buscando o famoso equilíbrio.

O que você mais deseja atualmente?
Quero ter saúde. Continuar com força, garra, muita alegria e poder viver da minha arte com mais tranquilidade financeira.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Eu convivo com muitas pessoas e elas estão sempre influenciando, interferindo. Uma troca constante, um eterno aprendizado.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
São muitos que admiro mas vou preferir falar de pessoas que estiveram bem perto da minha vida. Meus eternos mestres Alexandre Az e Maurício Tizumba. Marjorie Quast Diretora do Núcleo Artístico, Marisa Monajemi, diretoras do Meia Ponta Cia de Dança. Na moda Sabrina Queirolo (31 9129 5840), Heliana Lages, Euvira Matilde. Na saúde, Dra. Beth Leivas, Dr. Carlos Eduardo, Dr. Barone, Andreia Mourão, Bernadete Biaggi. Na arte de viver, minha família, todo o meu suporte.

Finalmente entre nós uma Artista Completa. Danuza Menezes é isso tudo acima. O João Lenjob chama a sua amiga Danuza e sua filha de Restrato da Natureza, pelas extensivas belezas que jorram sobre nós, todos nós!

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário