segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Com o Cetro: Sofia Fada

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Sofia Fada, Mineira, Escritora 


Você critica seus próprios trabalhos?
Sim. Na verdade eu costumo ser muito exigente com os meus trabalhos. E sei que isso muitas vezes me trava.

O que é o amor?
Amor é se sentir completo ao lado da outra pessoa. É querer estar perto todos os dias. É compartilhar tudo, das dores às alegrias.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim. Um dos maiores prazeres da vida é ver seus sonhos se tornando realidade.

Qual o maior momento da carreira?
Eu acho que uma carreira se constrói diariamente. Dessa forma, o maior momento é sempre o presente.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando ele faz meu coração bater mais forte e meus olhos brilharem. E também quando ele inspira as outras pessoas.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Eu considero o Castelo um canal aberto para ideias, projetos, arte e cultura. Um ponto de encontro dos artistas na internet.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Confúcio dizia "Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida." Para mim, trabalho é isto: o que me movimenta, me leva adiante, o que me apaixona. É por isso que considero o trabalho tão importante quanto o lazer, porque é com ele que eu me completo. 

O que você mais deseja atualmente?
Ter mais tempo para desenvolver os meus projetos.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Eu acredito na seguinte frase: “Sozinho a gente pode muito, mas juntos podemos muito mais”. Pode parecer slogan de político, mas essa frase revela, em sua essência, a importância da inteligência social nos dias de hoje. Grandes eventos, obras e acontecimentos surgem de grupos de artistas que se reúnem, seja através de coletivos, seja por amizade ou afinidade. E quem ganha com isso é o público, é a nossa história que se enriquece a cada dia. Dessa forma, as outras pessoas serão sempre minhas aliadas, uma vez que podem contribuir para tornar os meus projetos ainda mais completos. Numa interpretação mais estreita, levando-se em consideração as minhas obras individuais– livros, poemas e roteiros - eu parto sempre do seguinte princípio: interferências positivas são muito bem -vindas. E é por isso estou sempre aberta para colaborações, sugestões e novas ideias.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Admiro bastante o Arnaldo Antunes. Admiro sua obra, seu posicionamento, suas criações, seu ímpeto em fazer sempre mais. Acompanho sempre suas ações porque o considero um artista completo. Também admiro o Steve Jobs. Antes de conhecer seu trabalho eu não entendia muito a veneração que seus fãs tinham por ele, mas depois que comprei meu Ipad eu mudei completamente a minha opinião, porque acho que esse dispositivo está transformando a nossa relação com os livros, com os meios de comunicação, com a internet e com o mundo. Sua morte foi uma grande perda. Voltando ao campo da literatura, outros escritores e poetas que admiro são a Clarice Lispector, a Adélia Prado, o Ferreira Gullar, o Carlos Drummond de Andrade, o Mário Quintana, a Izabel Allende e o José Saramago.

Nascida em João Monlevade, mas com família em Nova Era, a Sofia teve a construção e a realização dos anseios profissionais acompnhada pelo Lenjob e acompanhando os anseios dele. Amigos de infância, sempre jogaram juntos, embora nunca tenham divididos um texto. João tem um respeito e uma enorme admiração pela amiga. Esperamos sempre tê-la por aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário