segunda-feira, 5 de março de 2012

Com o Cetro: Sara Brito

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Sara Brito, Mineira, Bailarina, Professora



Você critica seus próprios trabalhos?
Sempre. Para mim, repensar o que e como foi feito um trabalho é fundamental para a continuidade de qualquer processo. É no momento da crítica que consigo avaliar o que valeu a pena, o que precisa melhorar, o caminho que estou seguindo e por aí vai. Não acredito em uma ideia ou opinião inicial que seja definitiva. Somos passíveis a aprender e a descobrir sempre. Que bom!

O que é o amor?
Ai, ai... o amor... Esse é mais fácil se sentir do que de explicar. Pensando bem, se eu considerar os diferentes amores da minha vida (pessoas queridas, coisas que amo fazer, profissão), posso dizer, que amor é o que me move e motiva. É meu combustível.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Acredito que as conquistas sempre afetam a vida pessoal, porque está "tudo junto e misturado"! Nem sempre essa interferência é prejudicial. Ela pode vir de uma maneira construtiva e positiva. Por isso, dependendo da situação, escolho minha receita. Deixo as coisas se misturarem mais ou não.

Qual o maior momento da carreira?
Para mim, assumir meu trabalho exclusivamente com a dança foi muito importante - um divisor de águas na minha vida. O começo! Com certeza, um momento relevante na minha carreira. Ao mesmo tempo, a dedicação do dia-a-dia, os desafios de cada trabalho, os aprendizados e criações me fazem sentir que esse maior momento acontece a todo tempo.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Logo no começo, sem querer ser presunçosa. Deixe-me explicar. Quando no início, sinto um fogo no peito ao criar os primeiros esboços, ainda muito sujos, ou quando vejo um brilho nos olhos dos meus alunos ao participar das primeiras idéias, percebo que o caminho é esse. Se o trabalho começa com tal vibração, tenho certeza de que o resultado será, no mínimo, interessante.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acredito que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador logo quando divulga os questionários e propicia a reflexão sobre as perguntas (por parte dos profissionais entrevistados e dos leitores). O Castelo é um multiplicador de idéias. A partir desse blog, muitas pessoas terão acesso às diversas opiniões aqui disponíveis e, assim, pode ser que apareçam questionamentos, dúvidas, críticas, elogios, dentre outros. Fico feliz de participar desse projeto! Gostei muito da idéia!

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Pra mim, fundamental é ter qualidade de vida, que envolve o tempo para as pessoas queridas, pra mim mesma e pro meu trabalho. Sendo assim, posso dizer que o meu trabalho é UMA das coisas mais importantes da minha vida.

O que você mais deseja atualmente?
Felicidade hoje e sempre! Como a vida nas artes é muito inconstante (ora são muitas oportunidades, ora poucas), especificamente nesse momento, busco mais estabilidade, "o caminho do meio", tranquilidade, equilíbrio.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Propondo - adoro sugestões!!! Muitas vezes, acontece de surgirem “insight's” surpreendentes durante um simples bate papo regado a cafezinho e pão de queijo!

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Pergunta feliz... faz a gente pensar em tantas pessoas... fico feliz em perceber que há muitas pessoas competentes e sensíveis, que desempenham seu 
papel tão bem e são sinceras no que fazem. Bom, pensando em ícones, sempre fui fã da leveza de Isadora Duncan, dos questionamentos de Nijinski, da vibração de Van Gogh, da humanidade de Mahatma Gandhi, da filosofia de Paulo Freire. Mais pertinho de mim... da criatividade de Ronaldo Fraga, da visão e sensibilidade de Jomar Mesquita, da firmeza de Marta Ribeiro, da voz de Regina Spósito. Vou ficar por aqui, porque são várias boas referências - e isso é muito bom! - e, se deixar, vou ocupar todo o espaço do Castelo citando exemplos (risos)... 


Sara é amiga de muitos anos do João Lenjob e ele a admira muito. Agora no Castelo a artista mostra conscientemente porque é uma profissional de ponta de muito futuro. Esperamos mais dela aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário