terça-feira, 29 de maio de 2012

Arquibancada: Henrique Rocha

 Travessia Pico da Bandeira: Do Espírito Santo à Minas Gerais


O terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.891,9 metros, está localizado no Parque Nacional do Caparaó na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e ocupa cinco cidades do lado capixaba (Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Iúna, Irupí e Ibitirama) e quatro do lado mineiro (Espera Feliz, Caparaó, Alto Jequitibá e Alto Caparaó). Cerca de 70% do parque está no estado do Espírito Santo.


Acredita-se que a denominação Pico da Bandeira se deve ao fato de que por volta de 1.859, o Imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no Pico mais alto da Serra do Caparaó.



Em seu estado primitivo, a região devia ser quase que totalmente coberta por Florestas Tropicais, apresentando a fauna característica de Mata Atlântica. Com a ocupação da terra para agricultura e pecuária, quase que a totalidade destas florestas foram destruídas, restando da fauna do Parque apenas pequenos animais relativamente comuns, como o gambá, cuícas, alguns roedores como a paca, o tapeti e o caxinguelê, além de alguns predadores menos exigentes quanto ao espaço vital, como o cachorro-do-mato, irara, guaxinim e, pelo menos, uma espécie de gato-do-mato.

A avifauna é formada por espécies notáveis e muito comuns em grande parte do Brasil, especialmente o inhambu-chintam que habita as capoeiras, os urubus pretos, vários gaviões, sendo o mais freqüente rapineiro é o gavião-carijó, além de diversas outras aves, como beija-flores, o carrapateiro, o cará-cará, o jacu, o bacurau, o formicidário, o furnarídeo , o tiranídeo, o saci, o tico-tico e a  seriema.



O Parque Nacional do Caparaó está situado no domínio de Mata Atlântica (IBAMA, 1995), onde encontram-se formações vegetais de floresta higrófila perenifólia, floresta subcaducifólia estacional, matas ciliares, campos de altitude e campos rupestres. Encontra-se no parque algumas araucárias.

A grande diferenciação nas formações vegetais é condicionada por diversos fatores como a variação climática, presença de cursos d’água, altitude e tipos de solo, além das intervenções humanas novas ou antigas, como fogo, desmatamentos e introdução de espécies exóticas (IBAMA, 1995).


Além do Pico da Bandeira, o Parque Nacional do Caparaó abriga outros dois picos: o Pico do Cristal, com 2.769,7m. e o Pico do Calçado, com 2.766m.


A Travessia do Pico da Bandeira inicia-se na portaria do parque no lado capixaba, em Pedra Menina, com altitude de 1.340 metros. O primeiro trecho é feito de Jipe, 8 km, até a área de camping Casa Queimada, ainda no Espírito Santo, que possui estrutura de banheiro e energia elétrica. A partir do camping inicia-se a caminhada de 4,5 km, rumo ao topo do pico, podendo ser feita utilizando-se apenas a iluminação da lua cheia, mas enfrentando subidas íngremes, vegetação rasteira, pedras soltas, frio e muito vento, dificultando a investida, e ainda, podendo ser vistos em alguns trechos, blocos de gelo. 
Andando em um ritmo moderado, com paradas para descanso e reposição da energia, após, aproximadamente, 4 horas de caminhada, chega-se ao Pico da Bandeira. Durante o inverno, época que o pico recebe o maior número de visitantes, principalmente em noites de lua cheia para apreciarem o nascer do sol, todos se acomodam entre as rochas para assistir a aurora no alto do Pico, que pode chegar à -4º graus. Neste período, o sol começa a nascer por volta das 06:15, um espetáculo da natureza, a recompensa de todo o esforço para se chegar até lá.
No pico existe uma cruz de cimento e uma imagem do Cristo Redentor. Ainda está no local uma torre que em outros tempos foi suporte para uma repetidora de sinais. Do local podem-se avistar cidades como Alto Caparaó/MG e Pedra Menina/ES e os picos do Cristal e do Calçado. O cume é constituído por rochas e abaixo delas encontra-se vegetação típica de campo rupestre.



“Do alto do Pico da Bandeira, a 2892 metros de altitude, terceiro ponto mais alto do Brasil, estamos mergulhados na imensidão. Um imenso labirinto se estende lá embaixo, com seus vales, planaltos, pessoas, rios, bichos e plantas”. Autor desconhecido.

Após o nascer do sol, começa-se a descida em direção a portaria do parque do lado de Minas. Depois de 4,5 km de descida, passando pelas águas vindas da Cachoeira Bonita que é formada pelo Rio José Pedro, sendo este o rio que marca a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, chega-se a área de camping Terreirão e, mais 4,5km, a Tronqueira, outra área de camping do lado mineiro, ambos com estrutura de banheiro, mas sem energia elétrica. A Tronqueira é o último ponto de acesso à carros que fazem o transporte até a portaria do parque em Alto Caparó e possui um mirante do qual pode-se avistar as cidades de Alto Caparaó/MG e Manhumirim/MG. Considerando o mesmo ritmo moderado da subida, com paradas para apreciação das paisagens, dos vales, planaltos e, cada vez mais ao longe, o Pico da Bandeira, ela poderá ser feita em 4 horas. 



As trilhas não estão totalmente delimitadas e sinalizadas, com exceção de setas pintadas em tinta amarela à mão nas pedras ao longo do caminho que, provisoriamente, procuram direcionar os trekkeiros. Encontra-se disponível aluguel de mulas para fazer transporte de cargas, geralmente, contratadas pelas pessoas que ficam acampadas.


Para finalizar esta bela travessia, de alguns pontos da cidade de Alto Caparó, pode-se visualizar a face de cristo formada pelas serras que compõe o Parque Nacional do Caparaó, mais uma criação da natureza formada pela ação do tempo que parece que foi esculpida para dar proteção e energia aos trekkeiros que se investem nesta aventura.
Dicas



O que vestir
Underwear, blusa de fleece, parka impermeável, calça bermuda, gorro, cachecol, meias de coolmax, luvas, bota, óculos de sol e boné para a descida.


O que levar
Mochila de ataque, saco de dormir, isolante térmico, bastão de caminhada, lanterna de cabeça, repelente, protetor solar, kit de primeiros socorros, sistema de hidratação (hidrocamel, squezee ou cantil), garrafa térmica com bebida quente (chá ou chocolate), repositor energético (barras de cereal), biscoitos, chocolate em barra e sementes (nozes, castanhas, etc.).


Guia
É altamente recomendável a contratação de guias especializados, pois eles são treinados para fornecer orientações, além de possuírem conhecimentos sobre a flora, fauna e história da região.


Distâncias
Belo Horizonte/MG – Pedra Menina/ES: 395 km

Alto Caparaó/MG - Belo Horizonte/MG: 330 km

Portaria do Parque em Pedra Menina/ES ao Pico da Bandeira: 8km (Jipe) e 4,5 km (caminhada)
Pico da Bandeira à Portaria do Parque em Alto Caparaó/MG: 9 km (caminhada) e 6 km (Jipe)



O Henrique Rocha, autor do texto e das imagens acima é colega do nosso Editor Lenjob e é Consultor de Produtos e Serviços Outdoor. Em breve mais de seus artigos aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário