quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com o Cetro: Brenda Silveira

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.



Brenda Silveira, Mineira, Jornalista, Produtora Cultural, Escritora


Você critica seus próprios trabalhos?
Sim. Sou extremamente crítica. Em todos meus livros faço inúmeras revisões. Já cheguei a devolver para a editora uma edição inteira para ser reimpressa por uns erros que encontrei. 


O que é o amor?
Não sei como se define. Algo tão peculiar e sensorial. Mas, pode ser grotescamente dito como um sentimento que nos eleva ao melhor que temos em nós.


As conquistas interferem na vida pessoal?
Na minha não. Há muito tempo deixei de achar que as pessoas são seus resultados. Não vejo ninguém e nada como sucesso ou fracasso. As minhas conquistas são minhas, dentro do meu processo. E depois que acontecem já é hora de partir pra outra estação...


Qual o maior momento da carreira?
Depende de qual carreira. Fui bailarina, jogadora de Voley... Como jornalista vivi ótimos momentos em Cuba em 1991. Fiz boas matérias. Passei 10 anos ao lado do ator Rogério Cardoso como companheira e empresária. Aprendí muito. Depois passei a escrever. Uma boa mas solitária experiência... foram talvez esses os momentos mais marcantes.


Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Nunca. Nem sei se amanhecerei o anoitecerei viva.


Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Só o nome já é inspirador... através de mim? Não sei se poderia ser inspiradora.


O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Atualmente não. Hoje vivo como os indios. O trabalho faz parte da minha vida. é uma parte apenas e está inserido no contexto das minhas relações pessoais. O trabalho como centro é fruto da sociedade capitalista.


O que você mais deseja atualmente?
Viver cada dia. Com humor e amor.


Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Não sei exatamente... atualmente estou no vácuo.. procuro fazer e me dedicar. Não presto muita atenção nisso. Claro que em tudo na vida precisamos dos outros... tento que seja em harmonia.


Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
O meu exemplo é o jornalista Uruguaio Eduardo Galeano e minha amiga atriz e contadora de histórias Beatriz Myrrha.


A Brenda é outra das artistas completas que acabaram de chegar aqui no Castelo e esperamos ela muitas vezes ainda.


Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário